terça-feira, 14 de outubro de 2014

Do Sul da Bahia para o mundo: OQuadro

Foto: Facebook - integrantes da banda OQuadro

Muitas pessoas ainda insistem em afirmar que as únicas músicas que saem da Bahia são o pagode ou o axé music. Mas temos diversos exemplos que só provam o contrário, como o Raul Seixas, a banda de rock Camisa de Vênus, que fez muito sucesso nos anos 80, e Pitty. Todos esses saíram da Bahia e ganharam fãs em todo o país.

Aqui no sul do Estado, na terra da Gabriela e do Jorge Amado, também temos uma banda que está ganhando o Brasil e até o mundo. É a banda o OQuadro, formada em 1996, com melodias que misturam hip hop, rap e até afrobeat, trazem em seu repertório músicas com letras marcantes, críticas sociais e políticas. E eu até poderia continuar o texto analisando semanticamente as letras das canções do grupo, mas irei focar em outro ponto muito mais importante: o porquê das músicas de OQuadro não tocarem nas rádios da região?

Os motivos são muitos e não poderei citar todos, pois levaria dias para isso. Entretanto, é de extrema importância tentar expor ao menos um ponto dos vários que existem. Pois, acredito que os meios de comunicação ainda não estejam interessados em músicas, filmes e livros que levam às pessoas a pensarem. Sociedade que pensa não se deixa ser oprimida. E a política que temos em nossa região, principalmente no eixo Ilhéus-Itabuna, não me deixe mentir.

Não possuímos grandes rádios na região, mas as que temos não tocam as músicas das bandas regionais que vão à contramão e produzem músicas que não estão na rotulação de arrocha, pagode ou axé. Mas, infelizmente, talvez seja interessante manter as coisas do jeito que estão. Já que o importante é lucrar, não é? Vivemos num ambiente onde o capitalismo tornou-se selvagem. E pensar, na verdade, é o menos importante.

E se você só descobriu a banda OQuadro através desse texto ou até já conhecia, vou te deixar um recado: a banda fará um show em Itacaré no dia 29 de Outubro na Cabana Corais. Você vai perder? Nem eu.

“Bem aventurados os que não morrem estagnados, benditos sejam os que evoluem...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar uma dica? Fazer uma crítica? Fique a vontade!
*Comentários com conteúdo ofensivo ou imoral não serão aceitos*