domingo, 12 de outubro de 2014

Crianças na cozinha, aprendizado para a vida

Os fofíssimos e saborosos cupcakes estão em alta no Brasil. Esses bolinhos americanizados enchem os olhos de qualquer um, principalmente das crianças, que enxergam um novo mundo com todo o colorido dos doces.

Crianças preparam cupcakes
Contudo, com a falta de confeitarias na região e com pouquíssimos cursos culinários (essencialmente de Gastronomia), acaba sendo mais gostoso cozinhar em casa. Por isso, aproveitando o embalo do Dia das Crianças, a Toca do Urso Brigaderia está oferecendo no Shopping Jequitibá, em Itabuna, desde o dia 1 de outubro, as oficinas Cupcakes Kids, onde os profissionais da doceria ensinam os pequeninos a confeitarem os minibolos, estimulando a criatividade e o gosto pela cozinha.

Particularmente, eu acho essa iniciativa excelente, uma vez que meninos e meninas deveriam ter este estímulo dentro de casa. Mas não pensem que as crianças devem aprender na marra como cozinhar e arrumar o lar, virando escravos, praticamente. rs. O que eu quero dizer, é que hoje em dia, com a vida corrida das pessoas, os jovens estão saindo cedo de casa, seja para estudar ou até mesmo casar. Mas e aí? Eles estão preparados para se virarem sozinhos?

Ok. Vamos retomar para as crianças. As meninas crescem aprendendo a criar o lar a partir das brincadeiras com bonecas, além de acompanharem as mães nos deveres de casa. Mas e os meninos? "Ah, isso é coisa de menina!", dizem os homens. E o que eles aprendem? A ficarem mais competitivos, agressivos e sim, machistas! Eles já crescem enxergando as mulheres como submissas. Porém, isso vale não só para o homem quanto para a família dele mesmo! Rapazes, quem nunca ouviu seus pais perguntando se a moça-pretendente é boa na cozinha, organizada, se lava e passa?
Certificado de mini-chef

Os tempos são outros! Realmente não sei como é a cultura americana ou européia, mas quando eu conheço homens desses lugares, eles sempre dizem que apreciam cozinhar. Não há problema nenhum nisso. Mas aqui nas terras tupiniquins, sabemos que o preconceito reina, infelizmente. Portanto, vejo nessas oficinas gastronômicas uma oportunidade incrível para as crianças serem estimuladas a não terem medo do fogão.

No Cupcakes Kids, cerca de 50 crianças, com faixa etária entre 5 e 12 anos, participam da oficina por dia, e cada uma tem direito a 30 minutos de aprendizado - tempo suficiente para dar um gostinho de "quero mais" e voltar a praticar em casa. A oficina vai até o dia 15 de outubro, oferecendo muita diversão e criatividade às crianças da região.

Imagens: Página da Toca do Urso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar uma dica? Fazer uma crítica? Fique a vontade!
*Comentários com conteúdo ofensivo ou imoral não serão aceitos*