segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vassoura-de-bruxa: onde estão os culpados?

Cacau com Vassoura-de-bruxa


O cacau é muito conhecido na Bahia, principalmente no Sul do estado, por ter sido a base da economia regional durante muitos anos. Mas o que muitos não sabem, é como tantas lavouras da fruta foram devastadas de forma tão brusca e repentina por uma praga conhecida como a Vassoura-de-bruxa.

Assim que iniciei o curso de jornalismo, um dos primeiros documentários que eu assisti na faculdade foi  O Nó – Ato Humano Deliberado, com roteiro e direção de Dilson Araújo. O longa traz relatos de fazendeiros e trabalhadores que foram prejudicados com a praga da vassoura de bruxa, mas o mais interessante, são os documentos apresentados, que provam que a praga foi introduzida no Brasil propositalmente.

Um dos principais culpados expostos no documentário é a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira, mais conhecida apenas como CEPLAC, fazendo com que diversos cacauicultores utilizassem métodos que só fortaleciam a praga em vez de matá-la. Porém, há muitos outros culpados apresentados no decorrer do vídeo que nunca foram julgados e muito menos condenados, o que me levou a ficar um pouco indignada com a omissão do judiciário em relação ao caso em meio a tantas provas que há.

Enfim, recomendo a todos que vivem aqui pelo Sul e Extremo Sul da Bahia - e os que são de outros estados também - a assistirem ao documentário e sanarem todas as dúvidas que existem em relação ao assunto.  O vídeo tem duração de 1 hora e alguns minutos, mas acredito que não será perca de tempo assisti-lo, e sim, absorver conhecimentos que nos importa muito.




2 comentários:

  1. "O Nó" é mesmo um doc muito esclarecedor. Recomendo também outro doc, "Os Magníficos", que trata do resultado da Vassoura de Bruxa, trazendo personagens que reagiram de diferentes maneiras à quebra da lavoura cacaueira.

    ResponderExcluir

Quer dar uma dica? Fazer uma crítica? Fique a vontade!
*Comentários com conteúdo ofensivo ou imoral não serão aceitos*