quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Há quilombos em Itacaré. Você sabia?

Foto: retirada da internet 

Durante o período escravocrata, no Brasil, recebiam o nome de quilombo todo agrupamento humano que era composto por negros descendentes de africanos e/ou brasileiros que fugiam dos seus ‘donos’. A Bahia é um dos estados que mais desenvolveu quilombos e aqui no sul do estado temos em Itacaré é possível encontrar alguns.

Em 2012, assim que comecei no curso de Jornalismo, tive a oportunidade de poder conhecer um desses quilombos: O Porto de Trás. Eu, munida de pré-conceitos, fiquei pasma quando conheci o bairro quilombola, já que se trata de um quilombo em zona urbana. Foi possível conhecer pessoas em cursos de graduação, usar a Wi-Fi no Centro Cultural, foi uma recepção que não podia ser melhor, ainda tive direito a tour por todo o quilombo, onde foi possível ver até igreja evangélica, apesar de a religião predominante do quilombo ser o candomblé. Foi uma experiência única e enriquecedora.

Mas além do Porto de Trás, há ainda os quilombos Fojo, Serra de Água, João Rodrigues e Santo Amaro. Alguns em área rural e outras em área urbana. A equipe do Káwè / NEAB - Núcleo de Estudos Afrobaianos da UESC, produziu um curta metragem documental, o “Quilombos de Itacaré”, reunindo depoimentos de alguns moradores dos quilombos. O vídeo foi apresentado no I Festival da Cultura Quilombola de Itacaré em abril desse ano.


Por fim, te convido a assistir este documentário e rever seus conceitos e pré-conceitos. Além de aprender um pouco mais da cultura e história afrodescente que direta ou indiretamente faz parte de todos nós, brasileiros, nordestinos e sul baianos. Serão 21 minutos de descobertas, questionamentos ou até respostas.

Um comentário:

  1. Já fui ao Centro Cultural fotografar uma oficina de desenho, mas não tive tempo de conhecer mais a fundo o bairro. De toda forma, é bom saber que as tradições convivem harmoniosamente com as [boas] opções do presente!

    ResponderExcluir

Quer dar uma dica? Fazer uma crítica? Fique a vontade!
*Comentários com conteúdo ofensivo ou imoral não serão aceitos*