domingo, 28 de setembro de 2014

Tem espetáculo em Ilhéus? Tem sim, senhor!

Teodorico Majestade


Há aproximadamente um ano, o grupo Teatro Popular de Ilhéus, se instalou numa tenda na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. O local possui diversas apresentações teatrais em cartaz, shows e oficinas. Durante a semana de projetos de debates intitulada de “Improviso, oxente!”, no mês de julho deste ano, várias peças ficaram em cartaz durante a semana com entrada gratuita e logo depois o espaço era aberto para discussões sobre um tema específico.

Então eu tive o prazer de ir prestigiar a peça “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito”, que há algum tempo já tinha muita vontade de ver. Pois, a obra foi indicada em duas categorias ao Prêmio Braskem em 2008 e ao Prêmio Shell de Teatro em 2012 e o enredo também me atraiu. Mas vou começar a contar a minha experiência do início (óbvio, né? rs). Então, assim que entrei na tenda, me apaixonei pelo cenário que me lembrou das xilogravuras dos cordéis e o fato de não possuir nenhuma extravagância também me intrigou. Mas não é permitido fotografar e nem filmar a apresentação, nada mais justo já que a entrada quando cobrada não ultrapassa os R$ 20.

A maquiagem dos atores chama bastante atenção, típico de teatro, já que é maquiagem específica para palco. Ah, e a trilha sonora? Me apaixonei. Um dos personagens toca o violão e canta ao decorrer de toda a apresentação. Dá até uma vontade de cantar junto, pois a letra a melodia são tão envolventes.

Mas voltando ao assunto principal... A apresentação prende o público, porque tem um humor bem singular e irreverente. Algumas falas são rimadas e quando o Teodorico xinga não tem quem não solte uma gargalhada (rimou rs). Abordando a corrupção – triste realidade na política de Ilhéus – de forma leve e bem humorada, o principal objetivo da peça é levar os espectadores a se questionarem e questionarem os políticos da sua cidade. O foco principal da história é a cassação do até então prefeito Teodorico Majestade.  Mas não irei dar mais detalhes, pois o interessante é ir lá e assistir mesmo. Você vai querer repetir, acredite.


Enfim, desde agosto “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito” não está em cartaz na tenda, mas sim no TCA (Teatro Castro Alves) em Salvador. Mas assim que eles voltarem, postarei aqui no blog toda a programação. Enquanto isso vale a pena ir lá e prestigiar os shows que acontecem aos sábados, as oficinas ou só visitar o espaço e conversar com o pessoal. Vai por mim, você não irá se arrepender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dar uma dica? Fazer uma crítica? Fique a vontade!
*Comentários com conteúdo ofensivo ou imoral não serão aceitos*