quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Você sabia? Ilhéus já teve ferrovia


Construída pelos Ingleses e inaugurada em 1905, foi a grande responsável pelo imenso comércio de mercadorias, produtos agrícolas e, sobretudo pelo deslocamento de pessoas que habitavam e trabalhavam ao longo da ferrovia, nos primeiros 35 anos do século XX. Essa ferrovia possuía dois ramais: o leste oeste partia de Ilhéus acompanhando o rio Almada pela sua margem direita, quando, nas proximidades da Lagoa Encantada, tomava bruscamente o sentido leste até atingir um Posto comprador de cacau, conhecido no final do século XIX como Sequeiro de Espinho, próximo a um pequeno povoado mais tarde chamado de Pirangi. 

FOTO: BLOG PHOTOS-SINTESE

Outro ramal, norte-sul, ligava  Poiri emancipado com Aurelino Leal, até Itabuna, passando por Água Preta, mais tarde, Uruçuça. O encontro desses dois ramais proporcionou, logo após sua inauguração, o surgimento de dois importantes centros de desenvolvimento: Banco do Pedro, ao lado esquerdo do rio Almada e Rio do Braço, um pouco mais abaixo, a margem esquerda do afluente de mesmo nome. 

O apogeu desses dois centros comerciais provocou insatisfação dos comerciantes, principalmente de Ilhéus, que viam neles os grandes responsáveis pela queda em suas vendas, já que importantes famílias da região utilizavam-se frequentemente da ferrovia para grandes compras. Com o surgimento gradativo das rodovias em outros pontos do município de Ilhéus, a partir de 1935, a ferrovia foi aos poucos caindo em abandono. Em 1960 era apenas um remota lembrança na memória dos antigos  habitantes,  mais tarde foi definitivamente extinta.

Fonte: Caderno Cultural de Coaraci

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