sexta-feira, 31 de outubro de 2014

As histórias do temido Halloween

Olá, leitores!

Michael Myers, do filme Halloween (1978)
Essa postagem é dedicada a um dia que acho muito interessante na cultura norte-americana, o Halloween! No Brasil, é comumente conhecido como Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro. Mas se engana quem pensa que a tradição é originalmente americana. De qualquer forma, muitos devem se perguntar o porquê de se fantasiar de monstros e coisas do tipo e sair de casa em casa pedindo doces.

Pois agora eu vos explico! No curso de inglês onde estudo, meu professor citou rapidamente a origem dessa data, mas resolvi pesquisar um pouquinho para deixar tudo mastigado. Tudo começou bem antes de Cristo, lá pelos lados da Grã-Bretanha (uma das ilhas europeias que abrange Inglaterra e Escócia, por exemplo). Naquela época, os celtas, povo que habitava as ilhas, tinham o 1º de novembro como uma data sagrada, pois marcava o fim da colheita, era o ano-novo celta e início do inverno. Porém, eles acreditavam que no dia anterior, o mundo estaria ameaçado pelas forças negativas de demônios e fantasmas. Desse modo, eles chegavam a se vestir com peles e cabeças de animais abatidos antes do inverno para "não serem reconhecidos" pelos maus espíritos.

Tempos e tempos depois, no século IX, a partir da ocupação de povos pagãos (politeístas), foi disseminado o cristianismo, trazendo a tradição da celebração do dia de Todos os Santos, inicialmente comemorado em maio. Dominadora do jeito que é, a igreja alterou a data para 1º de novembro, a fim de tentar acabar com a graça do povo celta. Daí surge o nome Halloween - All Hallow's Eve (véspera de todos os santos, em inglês).

Crianças no Halloween de Seattle em 1943 (Imagem: Internet)
Então, quando os irlandeses chegaram nas Américas, levaram junto os costumes de Halloween, onde se fantasiavam de monstros para se misturarem aos demônios. Mas essa é uma das versões que são difundidas mundo a fora. Há várias outras curiosidades que valem a pena serem um pouco mais pesquisadas para um afloramento cultural, rs. Entretanto, aqui na região temos a vassoura-de-bruxa. Que tal nos fantasiarmos de cacau e sair pelas ruas à noite? rs

Abóboras
Além das fantasias, é muito comum na América do Norte decorações de lanternas feitas com abóboras em um rosto demoníaco. Na verdade, isso é baseado na lenda irlandesa do Stingy Jack, um homem miserável que tentou enganar o diabo para não ter sua alma roubada. No fim das contas, o cara foi condenado a viver no submundo assustando pessoas com uma lanterna feita de nabo oco e brasa. Sendo um vegetal complicado de ser encontrado por lá, o nabo foi substituído pela abóbora.

Doces ou Travessuras?
A tradição do Dia das Bruxas nos Estados Unidos é de crianças se fantasiarem e saírem pelas ruas pedindo doces ou ameaçando fazerem alguma diabruras, como jogar papel higiênico em frentes as casas ou sujá-las com spray de espuma. Por isso a moda pegou com a frase "Trick or treat" (doce ou travessura, no Brasil). Quanto aos doces, asse ato provém da crença celta, onde, para acalmar os espíritos que vagavam nesse dia, as pessoas deixavam leite e alguma comida na porta de casa. 

Referências:

Um comentário:

  1. Matéria muito interessante João Paulo, e muita gente pensa mesmo que a tradição é dos americanos. E aí, vai querer doces ou travessuras? kkkkkkkkkkk #happyhalloween

    ResponderExcluir

Quer dar uma dica? Fazer uma crítica? Fique a vontade!
*Comentários com conteúdo ofensivo ou imoral não serão aceitos*